Confortos Externos nos Trailers e Motor Homes

Com berço indiscutível na Europa e América do Norte, o caravanismo acaba fazendo muito mais sentido no Brasil. País tropical de grande diversidade de destinos, culturas, ecossistemas e até mesmo diferentes climas à escolha do viajante. Por esta razão que os acampamentos em veículos de recreação acabam tendo sua “convivência” voltada muito mais para fora do que para dentro. O interior recheado de confortos e equipamentos de um trailer ou motor home ficam para o uso noturno, deslocamentos ou naqueles dias de chuva. Nos dias de sol, o quintal é o mundo e a vista pode ser escolhida a dedo. Praia, serra, bosque, rio ou lagoa… Mas o veículo de recreação também possui mimos que ampliam a sua área externa útil totalmente voltada fora.

O TOLDO: É equipamento fundamental para o chamado “avancê” ou varanda. Geralmente do tipo “de enrolar” pode contar com motor automático, tecidos importados e estruturas de alumínio. Independente da tecnologia, todos eles oferecem o mesmo conforto substancial: A sombra e a proteção da chuva, orvalho e do próprio sol. Ali distribuímos nossas cadeiras, mesas, churrasqueira e podemos compartilhar com os convidados as delícias que o campismo pode oferecer.

COZINHA EXTERNA: Seguindo uma questão bastante cultural no brasileiro, aonde o social acontece mesmo é na cozinha, nada mais prático do que, além da interna que todo motor home possui, termos também a cozinha lá fora. Além de estar no ambiente de convívio e ao ar livre, tem-se mais liberdade de fazer fumaça, sujeira ou mesmo aquela merecida gordurinha a mais. Totalmente retrátil e imperceptível quando fechada, possui sistemas que abrangem basicamente pia e coocktop, mas podem ser incrementadas nos diferentes modelos, contando também com fornos convencionais, microondas e geladeira.

 

TV & SOM: Se o ambiente pedir musica, filme ou aquele jogo de futebol, nada melhor do que um sistema de TV, Home theater e DVD na varanda. Tudo bem integrado ao sistema de antenas e alimentação elétrica independente, garante entretenimento para toda a família e aos queridos visitantes.

PORTA COM MOSQUITEIRO: Além da principal do veículo, há uma segunda porta feita para garantir mais privacidade interna e ainda para manter os mosquitos longe do interior da casa. De fácil manuseio e muito leve, a porta possui, além da tela mosquiteira, acessos rápidos de abertura e fechamento, além de orifícios que garantem o manuseio da maçaneta da porta principal. Quando não se deseja usar a porta mosquiteira, ela é fixada e encaixada na principal de maneira a transformar o conjunto em uma só folha.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS: Não importa se é compacta, comum ou mesmo do tipo lava e seca. O equipamento tão imprescindível para longas viagens ou mesmo para aqueles tiros curtos que garantem toalhas secas e cheirosas e lavagem prática de roupas de banho ou comuns. A máquina fica protegida em tulha específica e pode ser acessada apenas abrindo a pequena porta. Já está todinha conectada à caixa de água e também à rede elétrica. É só usar.

GERADOR: Além da reserva nas baterias de 12V ou 24V, sistemas servidos de inversores, carregamento via motor ou mesmo energia solar, ainda há a opção de gerador para os equipamentos mais fortes, como no caso de ar condicionado, por exemplo. Geradores cada vez mais compactos e silenciosos podem ser facilmente embutidos nas tulhas dos RV’s para trabalharem ou em trânsito ou mesmo parados.

OBSERVATÓRIO: Amantes da fotografia ou simplesmente da contemplação da natureza. O teto do equipamento pode ser muito mais do que o telhado da casa e o suporte para as claraboias.

 

Imprensa Motor Trailer

Assessoria de Imprensa Motor Trailer - Redação

You May Also Like

O Que é CARAVANISMO?