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A Parte Elétrica dos Motor Homes

Muito se pergunta sobre a questão elétrica nos motor homes. São luzes, eletrodomésticos, chuveiro, ar condicionado e uma outra infinidade de coisas que imagina-se alimentar igualmente a uma casa. Tudo se apaga quando estamos na estrada? Quanto tempo dura? Vamos tentar responder algumas questões.

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INDEPENDÊNCIA: Um veículo de recreação foi feito para ser independente. Ao menos durante algum período. Isto quer dizer que ele deve se manter com seus equipamentos mínimos com a energia de sua própria bateria. São luzes internas, alguns eletrodomésticos como TV e ventilador e principalmente a BOMBA D’ÁGUA para pressurizar a água da caixa para banho e torneiras. Para isso é ideal que os equipamentos básicos sejam todos 12V. Para outros eletrodomésticos que dependam de mais energia ou mesmo para períodos mais longos de estada, a energia externa de uma tomada poderá ser utilizada enquanto também recarrega as baterias.

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Então quais são os demais equipamentos utilizados no sistema elétrico de um motor home ou trailer?

CONVERSOR: O aparelho mais básico é denominado “conversor”. Ele transforma a energia de corrente alternada (geralmente de 220V para 110V), estabilizando-a de forma analógica ou digital. Ao mesmo tempo o aparelho transforma a corrente alternada de entrada em corrente contínua 12V que servirá para alimentar aqueles aparelhos básicos e também carregar a bateria.

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CARREGADOR INTELIGENTE: Serve para carregar a bateria de forma a manter sua vida útil mais longa. Fornece carga alta quando está muito descarregada, diminuindo a medida que se completa. Por fim mantém a carga “em flutuação” enquanto monitora a necessidade de mais carga caso a bateria seja utilizada. Alguns conversores já incluem esta modalidade de carga.

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INVERSOR: Serve para transformar a eletricidade 12V de corrente contínua da bateria para 110V ou 220V em corrente alternada para os eletrodomésticos. Apesar de muito útil, não são todos os aparelhos que podem ser ligados ao inversor, pois podem ter potência muito alta para tais. É o caso de aquecedores, secadores de cabelo e chuveiros elétricos que possuem resistência pura e mesmo que o inversor consiga dar conta, dificilmente o banco de baterias conseguirá atender a demanda.

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GERADOR: Para uso mais constante nos locais sem energia externa, de aparelhos mais “pesados” como é o caso do ar condicionado, somente o gerador poderá dar conta do recado. Movidos a gasolina ou Diesel, possuem muitas diferentes potências e níveis de ruído.

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PLACAS SOLARES: Para complementar a parte de carregamento das baterias 12V e ganhar independência energética, pode-se instalar um sistema de captação de energia solar através de placas fotovoltaicas. Elas receberão a luz do sol e converterão a energia em eletricidade. Os controladores de carga farão a administração desta energia servindo alguns aparelhos e também fará o carregamento da bateria. Como em trailers e motor homes há limitação espacial do teto e também a impossibilidade de inclinação das placas na orientação correta do Sol, dizemos que é um sistema complementar, já que dependerá muito do consumo para se configurar 100% independente.

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“TUDO EM UM”: Sim. Apesar de serem de custos altíssimos, há centrais elétricas que fazem a função de todos ou alguns equipamentos acima, incluindo uma estabilização automática e “full range” das voltagens de entrada. Questão de tecnologia…

Mais importante do que colecionar aparelhagem é entender que tudo tem sua capacidade correta e máxima. Quanto menor a voltagem, maior a corrente e é por isso que os sistemas 12V e principalmente as entradas dos inversores necessitam de fiação grossa. Também é importante ressaltar que sempre que há uma “transformação”, existem perdas de energia no processo. Portanto será sempre mais interessante o uso de equipamentos 12V para dispensar o uso dos inversores. Já os aparelhos que somente serão ligados em rede externa e gerador, preferencialmente deverão ser em 220V ou 110V.

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Imprensa Motor Trailer

Assessoria de Imprensa Motor Trailer - Redação

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