A Hidráulica nos Trailers e Motor Homes

Em veículos de recreação a questão de água é bastante singular. Além da questão da limitação espacial para a reserva de água, o peso também é um fator importante quando o assunto é a carga máxima do veículo e também o consumo de combustível. Além disso, a caixa de água deve ser hermeticamente fechada e, ao contrário das residências, ela não pode estar em nível alto em relação à casa. Além da caixa de água, também temos o esgotamento sanitário, que no caso dos RV’s é dividido em dois tipos. Vamos aprender um pouco?

Assim como um tanque de combustível de um carro, a caixa de água de um trailer ou motor home também deve ser hermeticamente fechada e servida apenas por um serviço de respiro e abastecimento em nível mais alto. Para evitar que o carro todo balance com a força da água indo de um lado para outro, a caixa é dotada do chamado “dispositivo quebra-ondas”. Em alvéolos menores, a água se agita menos proporcionando uma estabilidade maior do carro. Além disso, ela deve estar sempre no nível do piso ou abaixo dele para manter o centro de gravidade do conjunto. Imagine que 250L de água pesam exatos 250kg e por isso não poderia estar no teto.

 BOMBA: Como a gravidade não está a serviço da caixa de água, é sempre necessário o uso de bomba no sistema. Funcionando em 12V/24V na bateria, pode ser única ou dupla para garantir diferentes vazões das águas frias e quentes, quando existe misturador. A água é bombeada até as torneiras das pias de cozinha e banheiro, chuveiro do box e ainda outros acessórios como máquina de lavar roupas. Um segundo sistema de água pode ser instalado em paralelo, mas com a mesma lógica construtiva: O circuito de água potável, geralmente servida de galão de água mineral que funciona com uma bomba um pouco menos potente.

 ESGOTO: Quando falamos em esgoto de uma residência, tratamos a mistura de todos os ralos, saídas e até vasos sanitários para uma fossa ou rede pública de saneamento. Em um veículo de recreação é diferente. O esgoto neste caso é dividido em dois tipos, pois cada um deles deverá ser servido de caixas de acumulação para posterior descarte. Também conhecido como “água cinza”, a ÁGUA SERVIDA é aquela oriunda dos ralos das pias e box. Contendo poucas substancias poluentes, com exceção dos sabões, pode ser descartada em gramados ou areia com alto poder de absorção. É por isso que alguns trailer sequer possuem esta caixa e outros possuem com menor ou a mesma capacidade da caixa de água limpa. A chamada “CAIXA DE ÁGUA SERVIDA” pode ter uma mangueira fina, já que não possui componentes sólidos que possam levar ao entupimento. Já a CAIXA DE DETRITOS é a que abriga os dejetos que vem do vaso sanitário e também é conhecida como “holding tank ou “pinicão”. A chamada “água negra” já possui exige mais cuidados e atenção. Primeiro porque é um produto poluente e também infeccioso. Não pode ser descartado no chão do acampamento também porque é tratado dentro da caixa por um produto químico que tem a função bactericida e desodorizante. No momento e locais certos, pode ser descartado abrindo uma comporta de saída (de 3 ou 4″)  tanto remotamente da cabine ou manualmente por uma alavanca. Existe também uma bomba específica para este tipo de caixa, chamada BOMBA MACERADORA, que tem a função de triturar os detritos para que possam ser descartados através de uma mangueira mais fina.

AQUECIMENTO: Não só para o banho, trailers e motor homes costumam contar com água quente em todas as pias também. O sistema geralmente é a gás, já que a eletricidade dos campings não costumam comportar e um sistema de inversão de 12V para 220V também não atinge tão alta potência. Os aquecedores mais utilizados no Brasil são os “de passagem a gás”, mas também podem contar com BOILERS que inclusive já contam com aquecimento 3×1 (Gás, elétrico e com água do Radiador)

NO USO: Em viagem, tudo funciona de modo independente desde que haja energia das baterias e água na caixa. Já no camping, pode-se ampliar o conforto conectando todo o sistema no modo “direto”. Com auxílio de mangueiras, conecta-se o sistema de água em uma torneira e os sistemas de esgoto (se existentes). Na América do Norte e Europa é muito comum a presença dos chamados “RV PARK” na maioria dos destinos turísticos já dotados de todos esses apoios. Aqui no Brasil também está presente em muitos campings bem preparados para trailers e motor homes.

 

Imprensa Motor Trailer

Assessoria de Imprensa Motor Trailer - Redação

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